Credo in Unam, Sanctam, Cathólicam et Apostólicam Ecclésiam

"Na presença dos Anjos ei de cantar-Vos e adorar-Vos no vosso santuário."
(Salmo 137, 1)

domingo, 21 de março de 2010

Contra os Metodos Anticoncepcionais Artificiais

A igreja é contra os métodos artificiais para a regulação da natalidade. Mulheres católicas, não utilizem esses métodos!
Antes de falar sobre os métodos em si, gostaria de colocar o posicionamento da igreja. Uma relação entre homem e mulher deve ser um ato de entrega total, como está na Palavra de Deus: "Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher e se tornarão uma só carne" Gn 2,24. E Jesus completa: "Assim, não são dois, mas uma só carne" Mc 10, 8.


Para a Igreja existem duas dimensões da relação sexual.

“Inseparáveis os dois aspectos: união e procriação
Esta doutrina, muitas vezes exposta pelo Magistério, está fundada sobre a conexão inseparável que Deus quis e que o homem não pode alterar por sua iniciativa, entre os dois significados do ato conjugal: o significado unitivo e o significado procriador.
Na verdade, pela sua estrutura íntima, o ato conjugal, ao mesmo tempo que une profundamente os esposos, torna-os aptos para a geração de novas vidas, segundo leis inscritas no próprio ser do homem e da mulher. Salvaguardando estes dois aspectos essenciais, unitivo e procriador, o ato conjugal conserva integralmente o sentido de amor mútuo e verdadeiro e a sua ordenação para a altíssima vocação do homem para a paternidade. Nós pensamos que os homens do nosso tempo estão particularmente em condições de apreender o caráter profundamente razoável e humano deste princípio fundamental.” Fragmento do “Humanae vitae” no site: http://www.vatican.va/

Ainda existem pessoas que pensam que para a igreja o sexo serviria somente para gerar filhos. Esse pensamento está errado, porque para a igreja também existe o aspecto unitivo! Ou seja, uma relação poderá, eventualmente, não gerar uma nova vida (como no caso dos períodos de infertilidade da mulher), mas essa relação contribui para a união e alegria do casal. Por essa razão a igreja é contra qualquer barreira colocada pelo homem para impedir a concepção ou a união total entre os esposos. Também é contra qualquer medicamento hormonal porque, alem de fazerem muito mal a saúde da mulher, também estão impedindo por completo a função reprodutiva da relação.

Agora explicarei sobre cada um dos métodos:

A Pílula


É utilizada para inibir a fertilidade normal da mulher.

Como actua a pílula?

"as pílulas são medicamentos que contém uma combinação de dois hormônios (o estrógeno e o progestágeno) semelhantes àqueles produzidos normalmente pelos ovários; são, por isso, chamadas pílulas combinadas. Quando ingeridas, elas actuam sobre vários mecanismos da fertilidade feminina, fazendo cessar a ovulação e tornando o muco produzido no uterino hostil aos espermatozóides. Alterações na camada que reveste internamente o útero (o endométrio) e no funcionamento das trompas (estruturas que interligam os ovários com o útero) são efeitos complementares que reforçam a eficácia anticoncepcional deste método."
Fonte: Laboratórios Wyeth –Whitehall Ltda.

A maioria das mulheres dizem que a pílula impede a ovulação, mas a verdade é que ela não impede a 100%!! Como se pode ler acima a pílula também produz alterações no endométrio, por esse factor a pílula pode ser abortiva, porque impede a nidação (o útero faz uma espécie de ninho) do zigoto (óvulo já fecundado). Há uma probabilidade da hormona não impedir a ovulação, então o óvulo seria liberado, podendo haver fecundação e depois seria eliminado, porque não haveria possibilidade de nidação. ISSO É ABORTO!!!

As actuais pílulas de baixa dosagem, as quais os laboratórios dizem ter menos efeitos colaterais, são mais abortivas do que impedem a ovulação, porque tem maior concentração da hormona que impede a nidação (progestágeno) do que da hormona que impediria a ovulação (estrogênio):

"As dosagens e sequência de toma das pílulas estão feitas de tal maneira que, por um lado, os níveis de estrogeneos que passam a circular no organismo vão impedir a libertação do óvulo (uma vez que os níveis não chegam a permitir que a LH seja produzida e, logo, que haja ovulação). Por outro lado, OS PROGESTAGENEOS FAZEM COM QUE O INTERIOR DO ÚTERO NÃO FIQUE PREPARADO PARA RECEBER UM EVENTUAL EMBRIÃO e, por outro lado, espessam o muco cervical (muco existente no canal de entrada do útero) impedindo a entrada de espermatozóides."
http://www.sexualidades.info/

"A continuidade de novas tendências fez surgirem no mercado farmacêutico, por volta de 1975, preparados com 30 ucg de EE com progestágenos ainda mais modernos e aperfeiçoados: as pílulas de terceira geração que, por conterem ao redor de 30 ucg de estrógeno, tornaram-se conhecidas como pílulas anticoncepcionais de baixa dose.
Em 1955, fruto de novas pesquisas, entraram em uso pílulas com ainda menor quantidade de EE, 20 ucg, as quais foram seguidas pelas pílulas de “ultra-baixa dose”, que contêm apenas 15 ucg de EE"
Fonte: Laboratórios Wyeth –Whitehall Ltda.

Portanto pelos dados do próprio laboratório a tendência é baixar as doses de estrógeno, produzindo uma pílula na qual sua eficácia se dá muito mais impedindo a nidação do novo ser no útero do que impedindo a ovulação. Isso sem falar nas supermodernas mini-pílulas que contém somente progestágeno. Neste sentido a pílula é abortiva! Milhões de mulheres no mundo todo estão fazendo um aborto silencioso e nem sequer suspeitam disso...

A pílula também actua no espessamento do muco do colo do útero, sendo uma barreira à passagem dos espermatozóides, o que faz da pílula também um método de barreira, sobre esse factor explicarei a seguir quando expor sobre a camisinha.

O próprio uso da pílula é uma contradição porque o objectivo de tomar um remédio é promover a saúde, a cura. No caso, a pílula inibe a fertilidade natural da mulher, uma maneira menos chocante de dizer que a pílula torna a mulher infértil, ainda que seja uma infertilidade artificial, enquanto toma o medicamento. E, por outro lado, UM FILHO NÃO É UMA DOENÇA! Portanto não se devia tomar remédio para não engravidar.

Tomando a pílula A MULHER ESTÁ SE PREJUDICANDO E PODE VIR A TER DOENÇAS TERRÍVEIS!

O próprio laboratório que produz os medicamentos tem que assumir os efeitos colaterias possíveis. Leiam as bulas, a pílula provoca os seguintes efeitos colaterais:

“1) Mamas:- Aumento da sensibilidade. dor, aumento de volume, secreção
mamária.
2) Gastrointestinal:- náuseas, vômitos, colelitíase, icterícia colestática.
3) Cardiovascular:- trombose e aumento da pressão arterial.
4) Pele:- cloasma(mancha escura no rosto em asa de borboleta), erupção,
eritema nodoso.
5) S.N.C.:- cefaléia. enxaqueca, alterações do humor.
6) genitu-rinário:- sangramento intermenstrual, amenorréia pós-medicação,
aumento do tamanho de fibromiomas uterinos, agravamento da endometriose,
aumento de infecções genitais como Candidiase, alterações da secreção
genital.
7) Olho:- desconforto e alergia a lente de contato
8) Diversos:- retenção de líquidos, ganho de peso, redução a tolerância a
glicose, diminuição da libido e depressão.”

Hormonas injectáveis
Tem os mesmos efeitos colaterais das pílulas e não devem ser utilizados pelas mesmas razões.

A Pílula do dia seguinte
É abortiva! Porque caso o encontro entre o espermatozóide e o óvulo já tenha ocorrido, as pílulas fazem com que o novo ser não consiga ser implantado no útero, logo esse embrião será expelido.

Leia a entrevista com um médico especialista:
http://vida.aaldeia.net/entrevista-pilula-seguinte/

O Diu


É abortivo! Porque ele além de afecta os espermatozóides, matando-os ou diminuindo sua movimentação, também poderia matar um óvulo fecundado, por isso que na contra indicação do mesmo está escrito que não podem utilizá-lo mulheres grávidas ou aquelas com suspeita!

A Camisinha




Impede que haja contacto carnal na relação, já que o sexo deveria ser um ato de entrega TOTAL dos conjugues, além disso ela pode causar alergia e irritação vaginal e também o seu uso é incomodo para os dois! Ela actua impedindo que os espermatozóides subam através do colo do útero, logo impedem o encontro do espermatozóide e óvulo, impedindo que haja uma nova vida (também é o caso da pílula quando actua no espessamento do muco do colo do útero). A camisinha incentiva o sexo sem compromisso, a promiscuidade e as traições extras conjugais! E não previne nem a gravidez, nem as doenças sexualmente transmissíveis, como insistem em afirmar! As pesquisas demonstram alto índice de falha do preservativo. Usado para evitar a gravidez a falha é de 15 a 25%, segundo dados obtidos. Sua falha é bem maior no que se refere a prevenção da AIDS e das doenças sexualmente transmissíveis. O espermatozóide humano e 450 vezes maior que o vírus HIV e a fissura do látex (poros), de que é feito o preservativo, é de 50 a 500 vezes maior que o tamanho do vírus. Para maiores informações sobre a falha da camisinha no site:
http://www.providafamilia.org.br/doc.php?doc=doc70945

Lembrando que a Igreja defende a fidelidade matrimonial. Um casal unido pelo sagrado matrimonio tem os seus valores fundamentados na confiança mutua, portanto não há necessidade do uso da camisinha para uma suposta prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.


O Diafragma
É uma barreira para a entrada dos espermatozóides. As mulheres que usam o diafragma podem ter irritação vaginal, reacção alérgica, dor na relação e infecção urinária.

Os Espermicidas
Tem a mesma razão para não usar do diafragma, porque matam ou deixam sem acção os espermatozóides, impedindo a entrada deles no colo do útero.

A Vasectomia e Ligadura das Trompas
É um acto absurdo, pois só Deus tem o direito decidir até quando podemos ser férteis. Quem tem o poder da vida é Deus! E pode causar frigidez sexual!

Solução


Qual é a saída então?
A igreja nos orienta a utilizar os métodos naturais! Leiam o documento “Humanae vitae” no site: http://www.vatican.va/
Eles SÃO SEGUROS! Se bem seguidos, claro! Foram testados e são científicos! São aprovados pela Organização Mundial de Saúde! E não tem efeitos colaterais!!! Para quem tem dúvidas e quiser saber como são os métodos naturais pode se informar no site do pró-vida: http://www.providafamilia.org.br/

O inimigo tenta nos impor essas coisas, toda a sociedade entende o assunto como uma coisa normal... mas nós que escolhemos viver de acordo com as leis de Deus temos que ter consciência que utilizar esses métodos anticoncepcionais é impedir que se faça a vontade divina em nossas vidas!

12 comentários:

  1. gostaria de saber onde consta na bíblia algo relacionado a ligadura ou vasectomia,ou seja que nós não podemos usar a medicina para evitar filho,quero saber onde Deus impede que façamos isto,ou que tenha alguma referência bíblica,pois sabemos que a bíblia ou a palavra de Deus é um manual para nossas vidas e qualquer dúvida que temos com certeza encontramos na palavra de Deus, gostaria de saber porque tenho esta dúvida agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resposta em:

      http://temaspolemicosigreja.blogspot.pt/2011/10/resposta-um-leitor-laqueadura-tubaria-e.html

      Eliminar
  2. Olá,

    Não tenho meu ciclo regular, nunca mestruei corretamente em todos os meses e nunca sei quando é meu dia fertil.

    Após meu casamento levamos 1 ano para que eu engravidase, sem que não usava anticoncepcional nem antes e nem depois do meu casamento. A demora em eu engravidar fez com que procurase vários médicos e fizesse muitos exames, nada tinha, somente o clico não era regular.

    Depois que tivemos nosso filho eu preocupada em não querer engravidar de novo, comecei a tomar anticoncepcional, porem minha mestruação nunca foi regular e o ciclo não seguia conforme as pilulas, 3 anos depois troquei pela ingetavel e nunca mais mestruei.

    Atualmente faz 4 meses que não tomo mais a ingeção, não mestruei ainda e nem engravidei. Meu ciclo continua uma "bagunça".

    Eis minha preocupação, como faço para seguir a tabela natural?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Sra anonima, poderia ter se identificado... procure um centro de planejamento familiar natural, lá vc podera ter acesso todas as explicações sobre os metodos naturais e como podera segui-los. LEmbrando que qualquer pessoa pode segui os metodos naturais, mesmo tento o ciclo irregular, pq a mulher aprende, se observando, a reconhecer as fases de fertilidade em que está, mto obrigada por comentar. A Paz!

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. qero ter uma familiha grande adoro bebes e nao vo inperdi a vontate de deus

    ResponderEliminar
  5. Howdy! I just want to give an enormous thumbs up for the
    great info you have here on this post. I will be coming back to your weblog for
    extra soon.

    Look into my homepage: 網站搜尋引擎優化

    ResponderEliminar
  6. Olá boa tarde tenho 36anos perto de completar 37anos,estou g avida pela segunda vez,sendo que tive penos problemas de saúde na primeira gravidez, mais agora nessa segunda gestação estava com pensamentos de fazer uma laqueadura e agora como faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Ola Preta Gil, a laqueadura de trompas é um procedimento que não é moralmente aceito pela igreja catolica, porem como no seu caso envolve problemas serios de saude, por favor, faça um aconselhamento presencial com um bom padre. Ele saberá orientá-la da melhor maneira sobre a questão. obrigada. A Paz do Senhor Jesus e o Amor de Maria Santíssima!

      Eliminar
  7. BOA TARDE!!! SOU DEBORA SOU CASADO E MEU ESPOSO TEM DUAS FILHAS, ELE ERA VIUVO E E ELAS MORAM CONOSCO, UMA DE 9 E OUTRA DE 7 ANOS, ASSIM QUE CASEI LOGO ENGRAVIDEI, MINHA FILHA TEM 1 ANO E DOIS MESES E JA ESTOU GRAVIDA NOVAMENTE DE 6 MESES, ENTAO TEREMOS 4 FILHOS, HOJE MEU MARIDO ENCONTRASSE DESEMPREGADO E MORAMOS DE FAVOR EM UMA CASINHA DA IGREJA, EU TRABALHO MAIS MEU SALARIO NAO DA NEM PARA NOS ALIMENTARMOS DIREITO. PASSAMOS POR MUITOS APERTOS, NAO TEMOS MUITAS CONDIÇOES. O QUE FACO, PENSO EM LIGAR PARA NAO TER OUTRO BEBE LOGO EM SEGUIDA, MAIS TO EM DUVIDA NAO SEI O QUE FAZER, MEU ESPOSO NAO ME APOIA EM LIGAR E NEM TOMAR REMEDIOS. MAIS NAO QUERO VER MEUS FILHOS PASSANDO NECESSIDADES.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Debora, nao sou a pessoa mais indicada para a aconselhar nesse caso, pois é um caso serio e envolve mtas dificuldades, aconselho a procurar um bom padre, ou pastor(nao sei se é evangelica) para q tenha uma orientacao adequada sobre o q fazer no seu caso especifico. Mas a ligadura é moralmente imoral para a Igreja catolica, a Igreja so aceita os metodos naturais de planejamento familiar, procure se informar mais sobre esses metodos, seguir um metodo natural nao é o mesmo que não fazer nada! Eles sao seguros e sua taxa de falha, quando bem observados estao mto proximos dos da pilula. A Paz do Senhor

      Eliminar

Caro leitor:

Os comentários deste blog serão moderados. Reservo-me o direito de não publicar comentários que fogem ao tema da postagem em questão ou que sejam claramente contra a Igreja Católica. Também reservo-me o direito de não publicar ou de deletar todo e qualquer comentário que considere inconveniente e abusivo. O objetivo deste blog não é promover discussões sobre os temas em questão e sim ajudar na formação católica. Se é contra o que foi exposto, por favor, não perca o seu tempo e guarde a sua opinião para si.

Obrigada pela compreensão.

Muito obrigada pelo comentário.

Taiana de Maria