Credo in Unam, Sanctam, Cathólicam et Apostólicam Ecclésiam

"Na presença dos Anjos ei de cantar-Vos e adorar-Vos no vosso santuário."
(Salmo 137, 1)

sábado, 27 de agosto de 2016

De onde viemos? Para onde vamos?


Essa é uma das perguntas mais fundamentais do ser humano, por causa dessa pergunta surgiu a filosofia. Porém qual resposta a Igreja Católica tem para esse questionamento?

De onde viemos?

Sabemos de onde vem o corpo humano, foi gerado por seus pais, mas e a alma?

A Igreja ensina que cada alma humana foi diretamente criada por Deus. Não foi produzida por seus pais e é imortal (CIC 366). Essa alma é infundida no corpo no exato momento da concepção.

Existem teorias filosóficas sobre a criação das almas:

- Preexistencialismo: acreditam numa preexistência das almas, isto é, as almas são por si espíritos incorpóreos e foram todas criadas por Deus no início da criação. Deus teria então um estoque de almas que se uniria ao corpo no momento da concepção. Essa idéia não é aceita pela igreja e está geralmente ligada a pessoas que acreditam em reencarnação.

. Traducionismo: defesa da idéia de que as almas são transmitidas pelos pais aos filhos de modo semelhante à transmissão do corpo. A alma teria sido criada por Deus, em Adão e Eva, mas as outras almas seriam transmitidas de pais para filhos. Essa tese foi recusada pela igreja como herética.

- Criacionismo: Nós católicos acreditamos então na teoria criacionista na qual a alma racional é criada por Deus e infundida no corpo no mesmo instante da concepção. Portanto Deus continua a criar almas humanas e os casais, chamados a dar vida, são cooperadores do amor de Deus criador (CIC 2367). Na Biblia encontramos várias passagens que dão respaldo a essa teoria como, por exemplo, Eclesiastes 12:7; Isaías 42:5; Zacarias 12:1; Hebreus 12:9.

Para onde vamos?

A alma não desaparece quando se separa do corpo na morte, ela viverá eternamente. A alma humana é ordenada para Deus e destinada à bem aventurança eterna. (CIC 1711) Livre das amarrar do corpo mortal e das ilusões do mundo voa para o seu maior objetivo, busca retornar ao seu Criador. Infelizmente algumas almas não conseguirão entrar no Céu, a morada de Deus, porque durante sua vida optaram, com o seu livre abítrio, se afastar da luz, do bem e do amor de Deus.

Portanto o ser humano foi criado por Deus e para Ele quer retornar, para preencher a sua sede original pela felicidade que somente em comunhão com Deus obterá: “quando eu estiver inteiramente em Vós, nunca mais haverá dor e provação; repleta de Vós por inteiro, minha vida será verdadeira.”(Santo Agostinho, Confissões, 10, 28, 39).



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro leitor:

Os comentários deste blog serão moderados. Reservo-me o direito de não publicar comentários que fogem ao tema da postagem em questão ou que sejam claramente contra a Igreja Católica. Também reservo-me o direito de não publicar ou de deletar todo e qualquer comentário que considere inconveniente e abusivo. O objetivo deste blog não é promover discussões sobre os temas em questão e sim ajudar na formação católica. Se é contra o que foi exposto, por favor, não perca o seu tempo e guarde a sua opinião para si.

Obrigada pela compreensão.

Muito obrigada pelo comentário.

Taiana de Maria